quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Projeto Escolas Sustentáveis

Coleta seletiva e conservação do ambiente escolar 



Apresentação 

Inicialmente, desenvolver uma disputa entre as salas para conscientização sobre a conservação de limpeza do ambiente escolar, tendo como prazo o bimestre, ou seja, a cada bimestre uma sala será premiada como sendo a mesma limpa da escola.
Aproveitando o tema, daremos início a apresentação da coleta seletiva, com o intuito de promover a conscientização da comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente. Desta forma, orientaremos os alunos para a forma correta de descarte do lixo, separando-os por grupo, de acordo com a classificação das cores relacionadas a cada tipo de forma de resíduo encontrado no meio ambiente.

Arborização na escola e horta



 Apresentação 

A arborização é um componente fundamental da paisagem urbana e faz parte da identidade local, relacionando-se com aspectos sociais, culturais e históricos.
A vegetação é de suma importância, pois:
· Ameniza o efeito estufa;
· Absorve poeira e poluentes diminuindo a poluição atmosférica, sonora e visual;
· Reduz a sensação térmica;
· Ameniza a radiação, suavizando a claridade intensa da insolação;
· Aumenta a sensação de bem-estar e melhora nossa saúde física e mental;
· Favorece a infiltração das águas pluviais, diminuindo erosões e enchentes;
· Embeleza e perfuma o ambiente melhorando a paisagem.
Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo irá desenvolver uma etapa do processo de arborização na escola, como por exemplo, seleção de mudas típicas da região; escolha do local e plantio das mudas (horta) e apresentação da horta a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário