sexta-feira, 30 de março de 2012

Formação continuada – Concepção de currículo

Aconteceu na escola a primeira etapa da formação continuada com o tema “concepção de currículo”, cujos textos referências encontram-se na parte introdutória do referencial escolar da rede estadual de ensino. Todos os profissionais estudaram juntos, com a realização de debates e registro das ideias em destaque. Após estudos foram destacados os pontos principais discutidos nas apresentações dos grupos, entre os quais, podemos citar: Brincar, estudar e aprender, educação básica do campo, avaliação educacional, inserção das tecnologias no fazer pedagógico, entre outros. Os professores desenvolveram slides e o trabalho foi um sucesso!

DSC02958
DSC02952
DSC02955
DSC02951

sábado, 24 de março de 2012

Reunião Pedagógica

Reunião Pedagógica entre direção, direção adjunta, coordenação pedagógica, coordenação de área, gerenciador de recursos midiáticos, interpretes, professores de apoio e professores regentes.


No dia 24 de março de 2012, as 7h reuniram-se na escola todo o corpo docente para discutir formas e soluções para que o exercício do ano letivo de 2012 transcorra de maneira que todos desempenhem um bom trabalho e consequentemente o âmbito escolar alcance seu objetivo.
De início a Diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro (Preu), agradeceu a presença de todos educandos e pediu as bênçãos de Deus para que ano seja repleto de paz e harmonia.
Logo em seguida, a Coordenadora de Área de Língua Portuguesa professora Sirlene Farias fez uso da palavra, repassando aos professores assunto pertinente ao Projeto Tosco, pois a mesma participou em Campo Grande de uma formação continuada desenvolvido pela SED/MS.
Posteriormente, o Coordenador de Área de Matemática professor Allan Kovac, repassou aos professores a sua atribuição enquanto coordenador de área, explicando os incisos principais do artigo 19 da resolução 2518. Em tempo, o docente participou em Campo Grande de uma formação continuada desenvolvido pela SED/MS.
Foi apresentado pela Coordenadora Pedagógica Eliane Carpejani, o projeto que será desenvolvido pela escola o “Bullying”, com o objetivo de coibir essa prática, que vem sendo cada vez mias frequentes em nossa sociedade.
Foi comentado pela Coordenadora Pedagógica Eliane de Deus, as atribuições dos coordenadores pedagógicos.
A diretora adjunta Irene Batista de Andrade falou a respeito dos combinados da escola para o ano letivo de 2012, deixando claro que os mesmos devem ser seguidos tanto para alunos e professores.
Finalizando a reunião, a Diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro (Preu), comentou da utilização da STE (Sala de Tecnologia) e também expôs de forma geral soluções para os problemas que a escola vem encontrando devido ao aumento de alunos matriculados neste decorrente ano.

DSC09831

quinta-feira, 8 de março de 2012

Participação dos alunos e professores no Dia Internacional da Mulher

Através da organização da Professora Deborah, os alunos do noturno fizeram um lindo trabalho no Dia Internacional da Mulher.
100_8653
100_8654 100_8655
100_8656 Parabéns para todas as Mulheres!

Dia Internacional da Mulher

História
As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Dia_Internacional_Da_Mulher_8_De_Março

Projeto “Tosco em Ação – Combatendo a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino” na Escola Maria Corrêa Dias


Hoje (08) de abril de 2012 a professora  coordenadora de língua portuguesa Sirlene Moura Faria,  apresentou para professores o Projeto “Tosco em Ação – Combatendo a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, uma realização em parceria com a Polícia Militar.
tosco
O Projeto Tosco surgiu do livro de mesmo nome escrito pelo filósofo e psicólogo Gilberto Mattje. Assim que chegou às mãos dos adolescentes o livro virou febre, especialmente nos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e, de acordo com uma pesquisa da editora feita com professores que utilizaram o livro em sala de aula, foi detectada a diminuição da agressividade em 35% de seus estudantes e melhoria geral de 92%.
De acordo com o autor, “o livro nasceu da percepção da dificuldade em lidar com o tema da violência  em suas diferentes formas com os jovens adolescentes. A maioria dos materiais paradidáticos que se propõe a abordar o tema, apenas fornecem informações, outros dão broncas ou conselhos. A ideia do livro Tosco é interagir com o adolescente de forma que este se identifique com a estória, se veja em algum dos personagens e consiga rever suas atitudes, especialmente aquelas que significam um boicote a própria felicidade”.
100_8651

quarta-feira, 7 de março de 2012

Reunião com as agentes da merenda

A diretora Maria Aparecida (Preu), realizou uma reunião com as agentes da merenda escolar. Pedindo um ótimo atendimento com alunos. Uso de equipamentos adequados para realização da merenda escolar. Pontualidade dos horários a ser seguido por esses profissionais.
100_8658

terça-feira, 6 de março de 2012

Reunião com alunos e professores

A diretora Maria Aparecida (Preu) realizou uma reunião com os alunos e professores do período norturno, para discutir assuntos de interesse dos mesmos. Na ocasião a diretora apresentou aos alunos a coordenadora pedagogica Eliane Maria de Deus. Foram feitos alguns acordos que determinam regras para o melhor desempenho na escola:

  • Uso do uniforme escolar (com exceção das gestantes)
  • Uso de roupas adequadas ao estabelecimento escolar
  • Celular somente no silencioso
  • Estacionamento de motos e bicletas em lugares adequados

 

 DSC09821 DSC09822

DSC09817

Fonte: Professora Coordenadora Eliana Maria de Deus

Entrega do kit escolar

A diretora Maria Aparecida (Preu) entregou o kit escolar para os alunos. As capas do caderno de desenho e da caixa de lápis são impressões de pinturas dos próprios alunos do Estado. Os trabalhos foram desenvolvidos e expostos na Mostra Cultural das Escolas Estaduais. Além das pinturas ilustrando o material escolar, os cadernos têm, na contra-capa, a letra do Hino de Mato Grosso do Sul e o mapa do Estado.Os kits escolares são diferenciados em três tipos conforme o ano escolar que o aluno está cursando:
O “Kit 1”, para alunos das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), contém seis cadernos capa dura 96 folhas, um caderno de desenho 96 folhas (espiral), quatro unidades de Lápis preto nº 2, uma caixa de Lápis de Cor (12 cores), duas borrachas macias, um apontador com reservatório, uma régua plástica e um caderno de caligrafia.
O “Kit 2”, destinado a alunos das séries finais do ensino fundamental (6º ano 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos fundamental (EJA), contém dois cadernos universitários 10 matérias com 200 folhas, um caderno de desenho 96 folhas, quatro unidades Lápis Preto nº 2, uma caixa de Lápis de Cor (12 cores), duas canetas cor azul, duas canetas cor vermelha, duas borrachas macias, um compasso, uma régua plástica, um transferidor, um esquadro e um apontador com reservatório.
O “Kit 3”, para alunos do ensino médio, EJA médio e Educação Profissional, é composto por três cadernos universitários de 10 matérias com 200 folhas, um caderno de desenho 96 folhas, quatro unidades de Lápis Pretos nº 2, uma caixa de Lápis de Cor (12 cores), duas canetas cor azul, duas canetas cor vermelha, duas borrachas macias, um compasso, uma régua plástica, um transferidor, um esquadro e um apontador com reservatório.
Outro benefício do kit será reduzir os gastos os pais dos alunos com material escolar.
DSC09811 DSC09813 DSC09814

domingo, 4 de março de 2012

Páscoa na Escola Estadual Maria Corrêa Dias

Aconteceu nas dependências da Escola Estadual Maria Corrêa Dias em Anastácio no período matutino apresentações relativas à comemoração de Páscoa.
Segundo a Diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro (Preu) é importante a participação de toda equipe escolar para que haja interação com a comunidade, pois a páscoa é um momento de reflexão onde celebramos a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.
Os alunos de toda escola participaram, inclusive os alunos Portadores de Necessidades Especias (PNEs) juntamente com os professores, através de teatros, músicas e danças. Após as apresentações foram distribuídos chocolates para todos os alunos, professores e funcionários. Os chocolates foram colaboração de toda equipe escolar. Os alunos do período vespertino e noturno também desenvolverão atividades relativas á comemoração desta data.
DSC02964DSC02985DSC02975DSC02982