sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIA DO SORVETE - 23 DE SETEMBRO


No dia 23 de setembro comemora-se o dia do sorvete. A guloseima é bastante apreciada em todo o mundo, mas ainda pouco consumida no Brasil em fora da alta temporada de verão, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de sorvete.
No ranking mundial, os números são tímidos. O Brasil ocupa a 12ª colocação, com média de 2,71 litros por pessoa.
O desafio para os comerciantes é mostrar que o sorvete é um alimento nutritivo. Os de frutas combinam muito bem com a primavera e podem ser uma boa opção para refrescar e nutrir.
Abacaxi com hortelã, morango com calda, açaí, manga, maracujá, coco e banana caramelada são opções saborosas e bem mais saudáveis.
Para quem pratica atividades físicas, as sugestões são sorvetes de açaí e banana, que são fontes de energia. Já o coco é ideal para hidratar. O sorvete de abacaxi com hortelã refresca nos dias mais quentes. Há também opção de sorvete de morango com pedaços de fruta com calda para sobremesa.
Escrito por Lívany Salles
http://vilamulher.terra.com.br/dia-do-sorvete

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE


No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Escola recebeu 110 jogos de carteiras para serem colocados nas salas de aula, proporcionando maior conforto aos alunos.


2ª CONFERÊNCIA REGIONAL DA JUVENTUDE


A EE Maria Corrêa Dias sediou a 2ª Conferência Regional da Juventude, houve a participação de 7 municípios, onde os mais de cem jovens discutiram políticas públicas para a juventude e as propostas serão levadas a nível Estadual.
Fotos da Conferência

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UMA AULA ESPECIAL : Língua de Sinais LIBRAS e BRAILE

 Inclusão na Educação 
(Aluno José Aparecido, deficiente auditivo)


 Estudo sobre a Língua de Sinais (LIBRAS)


 Aula de Língua Portuguesa Profª Dair Méris


 Alunos conhecendo alguns sinais


 Instrução de solidariedade


 Aluno José Aparecido (deficiente auditivo)
ensinando os colegas de sala alguns sinais


 Ensinando LIBRAS


Ao fim os alunos aplaudem em Língua de Sinais

CAMPANHA ESTADUAL DE COMBATE AO BULLYING

Ações desenvolvidas na Escola sobre o combate ao Bullying:
-Cartazes

Cartazes elaborados pelos alunos da Escola.






-Panfletagem

Alunos realizando a panfletagem nas ruas de Anastácio-MS sob a coordenação dos professores.






-Filmes

Os alunos assistiram vários filmes sobre o assunto.






-Redações/desenhos

-Paródias
-Poemas.
Apresentamos a compra de materiais didáticos realizadas com recursos do PDE para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.







sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Projeto Bullying

Projeto Bullying
Escolas  se preparam para o Dia Estadual de Combate ao Bullying.
Estudantes de todas as unidades escolares  da Rede Estadual de Ensino participarão de uma mobiização, no dia 15 de setembro, para promover a conscientização, a prevenção e o combate à dissiminação do Bullying.
                                                    Prof° Raquel do Carmo - Noturno

Dia Mundial da Alfabetização


O dia mundial da alfabetização é comemorado em 8 de setembro.
A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.
A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.
O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento. Isso faz com que governantes procurem favorecer suas estatísticas, criando projetos que melhorem essas taxas, mas não garantem o aprendizado, como a educação por ciclos, onde os alunos não podem repetir o ano, sendo aprovados para as séries seguintes, mesmo apresentando grandes deficiências.
Os métodos mais utilizados no processo de alfabetização normalmente levam os nomes de seus precursores. Jean Piaget, Montessori, e Paulo Freire são exemplos disso.
As grandes incidências de analfabetismo em um país o deixa mais propenso a aceitar as imposições dos governantes, assim como dos meios de comunicação de massa, pois essa parte da população torna-se despreparada para compreender os problemas sociais e lutar por seus direitos enquanto cidadãos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
DIA 7 DE SETEMBRO DE 1822 - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Fonte: www.suapesquisa.com.br