segunda-feira, 21 de março de 2011

Projeto Carnaval

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Escola Estadual Maria Corrêa Dias
Rua Coronel Ponce, 1488, Centro.
Anastácio MS. CEP 79210.000
Email: mailto:Escolamcdias@hotmail.com fone: (67) 3245-0469


PROJETO: CARNAVAL


O PROJETO CARNAVAL SERÁ DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA CORRÊA DIAS ENTRE OS DIAS 22 DE FEVEREIRO E 05 DE MARÇO DE 2011 COM A COLABORAÇÃO DE DIREÇÃO,COORDENAÇÃO PROFESSORES , ALUNOS E DEMAIS PESSOAS DA COMUNIDADE ESCOLAR.



APRESENTAÇÃO
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, este projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.

INTRODUÇÃO
O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e sobretudo não apenas transmitir mas reconstruir o conhecimento.
A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.


OBJETIVO GERAL
Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.
Proporcionar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;* Desenvolver o gosto pela leitura;* Trabalhar o raciocínio e a memória;* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;* Estimular o ritmo;* Despertar e educar a atenção e a observação;* Proporcionar liberdade de auto-expressão;* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;* Trabalhar com seqüência de numeração;* Desenvolver a percepção usual do número;* Trabalhar com psicomotricidade;* Estabelecer regras para o jogo.Conteúdos* O Carnaval;* Linguagem oral e escrita;* O fazer artístico;* Apreciação musical* Expressividade* Equilíbrio e coordenação;* Número e sistema de numeração


ESTRATÉGIAS:*Música* Poemas;* Parlendas;* Painéis;* Pesquisa;* Dança,* Desenho;* Pintura;* Festa de carnaval;* Brincadeiras infantis;* Jogos diversos;* Ditado;* Recorte e colagem;* Carta enigmática* Literatura infantil;* Vídeos;* Cds;* Fantoches;* Máscaras;
*Pesquisa na internet;* Murais informativos;* Atividades explorando a escrita de letras e números.


METODOLOGIA
O projeto desenvolverá sugestões de metodologias de aulas para atender as seguintes disciplinas:
Ø Língua Portuguesa;
Ø Matemática;
Ø História;
Ø Geografia;
Ø Química;
Ø Ciências;
Ø Artes;
Ø Biologia;
Ø Sociologia;
Ø Ed. Física;
Ø Literatura;
Ø Filosofia;.
Ø Inglês..

SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL

ENSINO FUNDAMENTAL:
LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE.
-Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu
contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc
-Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. ("Num tempo / Página infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações(...)". Apresente a música aos alunos e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.
-Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração (veja links na Pesquisa Escolar, Portal Positivo) , percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: "De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem - não apenas no carnaval?". (Temas Transversais, Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).


MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.


CIÊNCIAS: DST’s – Efeito de bebidas e drogas.


ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
-Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. (veja links na Pesquisa Escolar). Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).


HISTÓRIA
-Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.


INGLÊS
-OS alunos deverão traduzir marchinhas carnavalescas .

ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA,LITERATURA E ARTE
-Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar o carnaval desde o seu início, relacionando acontecimentos históricos à comemoração. No Conteúdo Multimídia na Pesquisa Escolar, você encontrará algumas características dos festejos desde a época da escravidão, quando o carnaval era chamado de entrudo, e nas décadas de 20, 30, 40 e 50. A apresentação dos alunos para os colegas pode ser caracterizada de acordo com a época. Carnavais em outras partes do mundo também podem ser objeto de estudo. (Entrar em conteúdo multimídia, digitar a palavra carnaval e clicar em pesquisar).

ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
-Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. (veja links na Pesquisa Escolar). Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).


HISTÓRIA
-Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.


BIOLOGIA, QUÍMICA , MATEMÁTICA E FISICA

- Durante o carnaval, há um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas, o que resulta no aumento de acidentes nas ruas e estradas, além de inúmeros homicídios.
-Debata com seus alunos o que poderia ser feito para diminuir essas tristes estatísticas.
-O professor de Química poderia fazer experiências mostrando os efeitos do álcool no sistema nervoso e no estômago de um adolescente. (Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).
-Trabalhar velocidade média dos carros alegóricos de acordo com o tempo estabelecido para cada escola de samba.


BIOLOGIA, TEMAS TRANSVERSAIS, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
-O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a Antiguidade, com as descrições das bacantes (ou bacanais), até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, acreditam que é hora de liberar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências (ledo engano!). O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, para não citar outras seqüelas.Se os seus alunos já receberam orientação sexual e conhecem métodos contraceptivos, têm noção dos riscos de relações sem uso de preservativos e sabem o que são DSTs, encarregue-os de elaborar uma campanha para orientar os foliões sobre os riscos do sexo sem responsabilidade. Se possível, com cartazes e folhetos explicativos.Caso seus alunos ainda não tenham recebido orientação sexual, este é um momento propício para fazê-lo (antes que eles sejam vítimas da falta de informação).Veja no Conteúdo Multimídia algumas campanhas educativas de prevenção à Aids no Carnaval. (Pesquisa na Internet e Portal Positivo).

SOCIOLOGIA e FILOSOFIA
-Reflita com seus alunos quais são os aspectos sociológicos envolvidos no carnaval brasileiro, eles poderão fazer um pesquisa a fim de participarem de um debate em sala de aula sobre quais são os benefícios que esta festa popular trás a sociedade e quais são desvantagens que ela proporciona. Poderá ser inserido também, como a mídia expõe o carnaval, será que todos respeitam um censo de ética e moral?


AVALIAÇÃO:A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema.
Bibliografia:
‘ * REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.* RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental.Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.* PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI IndústriaGráfica Ltda 6ª edição
*portal.mec.gov.br/seb/arquivos/

Reunião

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES

No dia 15/03/2011 foi realizada uma reunião na Escola Estadual Maria Corrêa Dias com a direção, coordenação pedagógica, pais ou responsáveis, professores e funcionários para tratar dos seguintes assuntos: ano letivo de 2011, kit escolar, eleição da nova diretoria da APM e assuntos gerais.
Foram eleitos os seguintes membros para comporem a Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Maria Corrêa Dias no triênio 2011/2014:
Presidente: Francisca Santos Dias
Vice-presidente: Márcia do Nascimento Lima da Silva
Secretária Geral: Sirlene Moura dos Santos Faria
Tesoureiro: Albino Guimarães
Conselho Deliberativo:
Presidente: Maria Aparecida da Silva Ribeiro
Secretária: Gláucia Rodrigues dos Santos Yui
Conselheiras:
Natalina Aparecida de Paula Barbosa
Márcia de Oliveira Ledesmo
Conselho Fiscal:
Presidente: Lourdes Machado Miranda
Membros:
Maristela Bortolotto Galhardo
Irene Batista de Andrade
Membros suplentes:
Maria José da Silva
Dalma Silva Santos