|
PROJETO:DENGUE
O PROJETO DENGUE SERÁ DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA CORRÊA DIAS DURANTE O ANO LETIVO DE 2011 COM O APOIO DO COMITÊ DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NOS PERIODOS MATUTINO, VESPERTINO E NOTURNO
Projeto Pedagógico - Tema: Dengue
JUSTIFICATIVA
A dengue é considerada hoje um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente em mais de 100 países. Ocorrem 20 mil mortes a cada ano entre os 550 mil doentes que são hospitalizados.
Segundo dados do Instituto Virtual de Dengue do Rio de Janeiro, o primeiro surto da doença registrado no Brasil é de 1981 e ocorreu em Boa Vista – Roraima. Na ocasião, foi realizada uma operação de isolamento viral, com a obtenção de 13 amostras positivas para o vírus tipo 1 e quatro para o tipo 4, não se detectando sinais de gravidade entre os casos notificados.
Em 1986 e 1987, epidemias de dengue causadas pelo sorotipo 1 já se estenderam para o Nordeste, chegando até o Sudeste. Houve dezenas de casos nos Estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco e também na Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
A partir da epidemia de 1994, no Ceará, novos tipos do vírus causadores da dengue hemorrágica foram encontrados: o DENV-1 e o DENV-2. A epidemia alastrou-se do Ceará principalmente para o Nordeste, chegando ao Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia.
Já em 2000, além da dengue hemorrágica atingir o Amazonas, também foi detectado pela primeira vez no Sudeste, na cidade de Nova Iguaçu-RJ. Este município registrou uma nova variação do vírus causador da dengue hemorrágica: o DENV-3.
Além dos sintomas clássicos da dengue (náusea, vômito, febre, dores musculares, etc.), a ocorrência hemorrágica é a mais grave uma vez que provoca sangramentos, insuficiência circulatória e queda da pressão arterial, podendo levar o paciente à morte.
Este Projeto justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a nossa Escola resolveu abraçar e disseminar esta campanha por todo o entorno da Escola Estadual Maria Corrêa Dias, com o fim de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDES AEGYPTI, causador da dengue.
OBJETIVO
l Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue;
l Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue, pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes;
l Conhecer as diversas formas de identificar a dengue;
l Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
l Identificar a dengue;
l Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento;
l Reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;
l Identificar as causas de ocorrência de epidemias;
l Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
l Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegypti;
l Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue;
l Contabilizar casos da doença e óbitos ocorridos;
l Ler e construir gráficos e tabelas que representem números da dengue ocorridos na cidade, no estado no país;
l Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença;
l Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;
l Desenvolver a cidadania;
l Aplicar os conhecimentos adquiridos.
PÚBLICO ALVO
l Comunidade escolar.
l Comunidade do entorno
PROBLEMATIZAÇÃO
O que fazer para combater uma doença que parece tão simples mas causa tanto mal?
DESENVOLVIMENTO
Durante o ano letivo de 2011 a ESCOLA ESTADUAL MARIA CORRÊA DIAS estará mobilizada na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, utilizando toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença.
ESTRATÉGIAS
Levantamento de dados estatísticos, pelos alunos, das causas e conseqüências da dengue em suas formas clássica e hemorrágica; Envolver professores através de encontros, consultas e pesquisas, em articulação com a coordenação pedagógica e direção da escola ;Sensibilizar professores e alunos com mostra de vídeo (com material oficial de campanha retirado do site do Ministério da Saúde
RECURSOS UTILIZADOS
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, poesias e versos.
AVALIAÇÃO
Observação da participação e envolvimento nas atividades propostas; Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura durante a realização do projeto.
CONCLUSÃO
Todo trabalho realizado durante a campanha contra a dengue será apresentado e exposto na escola, registrado através de fitas de vídeos, fotografias, cartazes, maquetes .
BIBLIOGRAFIA
Site oficial do ministério da Saúde http://portal.saude.gov.br/saude/
Brasil Unido contra a Dengue: http://www.combatadengue.com.br/
www.slideshare.net/claudiadutra/projeto
http://modeloseducacionais.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário