sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PROJETO JUNTANDO OS CACO


O projeto Juntando os Cacos foi elabora na Escola Estadual Maria Corrêa Dias Extensão Monjolinho, pela Professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica das Extensões (Monjolinho e São Manoel) com a turma do Ensino Médio. Seu objetivo é trabalhar os temas voltados à prevenção de diversas práticas de preconceito e discriminação, às novas configurações familiares e ao uso de substâncias psicoativas. Abordam também alguns temas transversais dos Parâmetros Curriculares, salientando a reflexão sobre a Ética, a Saúde-especificamente a Psicológica, a Pluralidade Cultural e a Orientação sexual e ainda destaca outros problemas frequentemente enfrentados pelos adolescentes.
Primeiramente os alunos fizeram a leitura do livro para melhor identificação dos temas, selecionando-os para serem desenvolvidos nas demais aulas. Foram envolvidos em uma série de atividades: resumos; debate; resenha; gráficos; tradução textual (Português-Espanhol); e desenhos. Os textos e os desenhos foram elaborados de acordo com os temas escolhidos por eles mesmos.
Realizaram as atividades de forma significativa, pois conseguiram atribuir sentido ao que estavam realizando e o mais importante, identificaram a relevância intelectual e social do trabalho proposto. Desta forma para finaliza-lo, compartilharam as atividades com os demais colegas da escola a partir da exposição dos desenhos com os respectivos textos em anexo tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental que além de prestigiar a exposição participaram de dinâmicas aplicadas pelos mesmos.




Para visualizar mais fotos das atividades é só entrar no facebook da escola: 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

JOERE

No dia 08/10 a Diretora Maria Aparecida, o Professor Felipe Medina e a Progetec Ariane, realizaram uma visita as Escolas de Extensão São Manuel e Monjolinho para realizar a confirmação das meninas que irão participar dos jogos JOERE (Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino) realizado agora no mês de outubro. O professor pode avaliar o treino das meninas onde o mesmo irá acompanha-las nos jogos. Na oportunidade nossa diretora tirou algumas duvidas dos alunos e informou alguns repasses.  





                  Já conhece o facebook da escola: https://www.facebook.com/maria.correadias.7

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Trabalho Cultura Afro-brasileira 9ª (matutino)


Após o estudo e análise da influência africana na cultura brasileira, referindo-se a música, dança, religião e culinária, no dia 05/06 os alunos do 9º A do período matutino, realizaram um trabalho, sob orientação do Profº Rigoberto Delvalle , que consistia numa pesquisa sob os pratos típicos da nossa culinária, que sofreram grande influência negra. Todo esse processo de influência  acontece devido a inserção dos negros (escravos) na colonização do Brasil. Os escravos trouxeram junto com eles uma rica experiência culinária e foram inserindo todo o seu conhecimento na produção dos pratos famosos como Feijoada, Bobó de Camarão, Pamonha, Cuscuz, Vatapá, Acarajé e outros. O trabalho foi realizado em sala de aula e dividiu-se em duas etapas, a parte teórica e a prática. A teoria consistia na apresentação da história de cada prato e a prática consistia na produção dos pratos que foram apresentados em forma de exposição em sala de aula, onde alunos, professores, direção e coordenação puderam observar a história de cada prato típico e degustar os mesmos.



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nesta sexta-feira, dia 23, 269 educadores do município de Anastácio foram capacitados através da metodologia educacional do Programa Agrinho, para posteriormente, disseminar os conhecimentos adquiridos aos 4 mil alunos da Rede Pública de Ensino inscritos no programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) Secretarias de Educação. A aplicação da metodologia em Anastácio aconteceu, na Escola Municipal Teodoro Rondon e na Escola Estadual Romalino Alves de Albres.

\\\'O que liga as pessoas ao campo\\\' é o tema adotado para o direcionamento das cartilhas trabalhadas com as crianças futuramente e, de forma lúdica e didática, aproxima os estudantes do mundo agro. "O objetivo é levar às crianças o conhecimento sobre o trabalho rural, além de temas transversais, complementando aquilo que o professor trabalha em sala de aula, agregando valor a assuntos importantes, como pluralidade cultural, cidadania, consumo, ética e

Saúde”, avalia a analista educacional do Senar/MS, Jussara Pedroso.





segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sucesso absoluto o desfile cívico, escolar e militar dos 49 anos do município de Anastácio

     Uma verdadeira multidão foi a Rua Porto Geral no final da tarde deste dia 08 de maio para prestigiar e participar do tradicional Desfile Cívico, Escolar e Militar em comemoração aos 49 anos do Município de Anastácio. Nenhum desfile dos já realizados reuniu tanta gente como este de 2014.
     A Prefeitura de Anastácio promoveu o desfile sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação. O desfile ganhou uma nova formatação, mais dinâmico e teve a participação de 23 entidades públicas, dentre elas, escolas municipais, centros de educação infantil, escolas estaduais e particulares, Secretarias Municipais de Assistência Social, Obras, Saúde, Desenvolvimento Sustentável e Educação associações e institutos, igrejas evangélicas, Polícias Ambiental, Rodoviária Federal, Militar, 9° Batalhão de Engenharia de Combate, Corpo de Bombeiros e grupo de peões de boiadeiros.
     Como sempre nossa escola esteve presente juntamente com todo corpo docente e administrativo da Instituição. 



Para ver mais fotos é só visitar nossa página do facebook : 


sexta-feira, 28 de março de 2014

FETRAN

No dia 22/04 os alunos do 9º Ano A, estarão apresentando uma peça teatral no festival desenvolvido pela Polícia Federal -Fetran ( Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito)- que está em sua 5º Edição. A apresentação será realizada no Anfiteatro da Unidade I.

O festival tem por objetivo Estimular a produção teatral estudantil e criar condições para se pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres, promovendo assim a educação para o trânsito junto ao público infantil, infanto juvenil e juvenil. Os alunos estão sendo orientados pelos Professores Rigoberto, Maria do Carmo e Marcela.


Para saber mais é só entrar no site oficial do evento: http:/http://www.ms.fetran.com.br/

ALUNO INTEGRADO

O Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana, juntamente com os professores multiplicadores e os professores gerenciadores de tecnologias e recursos midiáticos (PROGETECs), realizaram nesta quinta-feira (27) a aula inaugural do curso Aluno Integrado. O encontro aconteceu no laboratório de Informática do NTE de Aquidauana, no período matutino e vespertino, com os alunos do ensino médio das escolas da rede pública jurisdicionadas.


O curso tem como objetivo qualificar os estudantes de escolas públicas sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse primeiro encontro presencial, foi apresentado o curso Aluno Integrado no ambiente E-proinfo, onde aprenderam a explorar o ambiente no qual trabalharão e desenvolverão as atividades propostas pelo curso.









quinta-feira, 20 de março de 2014

“QUESTÕES AMBIENTAIS EM FOCO"

IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES:

Projeto: “Questões Ambientais em Foco”

Ensaio Fotográfico na Escola
O NTE em parceria com o Instituto Tecnológico de Transporte e Infra- estrutura (ITTI) e a UFPR realizará uma formação continuada com os professores regulares das disciplinas, para utilização da máquina fotográfica no cotidiano escolar.
A Formação será ministrada pela professora Cristianne Gioppo da Universidade Federal do Paraná. O objetivo dessa formação é propiciar a adoção em práticas sustentáveis por meio de registros fotográficos, produções textuais e sequências didáticas com objetivo de controle e mitigação de impactos ambientais, com intuito à preservação do meio ambiente, nos aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos.


1ª AULA PRESENCIAL – 03/04/2014 – TURMA DE QUINTA-FEIRA (NOTURNO)
05/04/2014 – TURMA AOS SÁBADOS (MATUTINO)

2ª AULA PRESENCIAL – 08/05/2014 – TURMA DE QUINTA-FEIRA (NOTURNO)
10/05/2014 – TURMA AOS SÁBADOS (MATUTINO) – (AULA PRÁTICA VESPERTINO PARA AS DUAS TURMAS)

3ª AULA PRESENCIAL – 05/06/2014 – TURMA DE QUINTA-FEIRA (NOTURNO)
07/06/2014 – TURMA AOS SÁBADOS (MATUTINO) – (AULA PRÁTICA VESPERTINO PARA AS DUAS TURMAS)


Ficha de inscrição será entregue pela Progetc Ariane Silva Castro

http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=227066&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213






sexta-feira, 14 de março de 2014

No dia 12/03/2014, a direção, coordenação pedagógica, gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos e professores dos períodos matutinos, vespertino e noturno, realizaram a segunda etapa da Formação Continuada prevista em calendário escolar, conforme a comunicação interna circular 007/2014 de 06/03/2014. O objetivo da desse encontro foi a reformulação do PPP ( Projeto Politico Pedagógico). Os participantes prepararam uma lista de possíveis intervenções que serão analisadas pela direção, coordenação e pelas comissões. 




Para ver mais fotos é só entrar no facebook  da escola: https://www.facebook.com/maria.correadias

terça-feira, 11 de março de 2014

Barangandão

No dia de hoje, foi aplicada uma atividade na aula de Arte com o 4º Ano A período vespertino, sobre a lição do projeto Além das Palavras. Produção de um Barangandão Arco Iris. A atividade foi desenvolvida com a Proª Maria do Carmo.

Para ver mais fotos da atividade é só conferir  no facebook da escola link:

https://www.facebook.com/maria.correadias

sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia  na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.


terça-feira, 4 de março de 2014

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE FEVEREIRO



Reunião Pedagógica com os alunos da EJA Noturno no dia 27 de fevereiro






 Jornada Pedagógica desenvolvida nos dias 3 e 4 de fevereiro 

O objetivo foi consolidar o planejamento para o ano letivo de 2014, a partir da reflexão sobre desempenho da escola e do estabelecimento de ações, metas e estratégias para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes a partir da reflexão de dados diagnósticos sistematizados.