quinta-feira, 25 de abril de 2013

Projeto Cores Primárias

Professora: Simone Ferreira de Oliveira
Disciplina: Artes
Turma: 
1º Ano 

Objetivo: 
Essa atividade tem o objetivo de fazer com que os alunos conheçam as cores primárias e secundárias, desenvolvendo assim o gosto pela arte no aspecto geral; 

Justificativa: 
É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a criança a identificá-las; 

Etapas Pedagógicas:
Conversar com as crianças sobre as cores primárias e secundárias.
Assistir ao vídeo: ´´As cores´´ 
Ouvir a música "Misturando as cores/ Onde estão as cores" da Xuxa.
Confeccionar junto com os alunos um mural com as cores primárias. 
Ilustrar algumas partes da história " As cores" onde os alunos irão utilizar tinta guache e pincel para realizar a atividade. Os alunos irão fazer a atividade junto com as orientações da professora afim de reconhecerem, nomearem e valorizarem as cores primárias e as secundárias.
Fotos dos alunos durante a realização das atividades: 
Minha obra de arte: Os alunos ficaram livres para utilizaram as cores primárias e secundárias para confeccionar a sua Obra de arte. 





segunda-feira, 22 de abril de 2013

Escolas em festa com início do XXI Campeonato Estudantil de Anastácio

Mais de três mil pessoas compareceram no Ginásio Poliesportivo na solenidade de abertura do XXI Campeonato Estudantil de Anastácio (CAMPEAN), uma grande festa que reuniu as torcidas organizadas das mais de 20 escolas que participam desta edição.
O XXI CAMPEAN integra o calendário oficial de eventos alusivos ao 48º aniversário do município de Anastácio. E para declarar aberto o campeonato, o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo participou e, na oportunidade, ressaltou a parceria do Governo do Esporte via Fundesporte para a realização deste que é a maior competição estudantil da região, promovida pela Prefeitura de Anastácio.
“Temos nesta edição a participação de mais de 700 alunos, que em cerca de quinze dias, como atletas, defenderão o nome e a bandeira de sua escola nas quadras e campos. O CAMPEAN consolida laços de amizades e respeito entre os nossos alunos/atletas. É um evento que mobiliza toda a classe estudantil e esportiva da nossa cidade. Agradecemos ao Governo do Estado via Fundesporte por ser parceira em mais esse incentivo ao esporte”, destacou o prefeito de Anastácio.
Dentre as autoridades que prestigiaram a solenidade estão o vice-prefeito Laércio Valério; a titular da pasta coordenadora do evento, a secretária de Educação de Anastácio, Severina Valério; o coordenador do evento, professor Wilson Santana;  o superintendente de Esporte e Lazer de Anastácio – João Macalé Batista; o vereador-presidente da Câmara de Anastácio, João Batista dos Santos, os vereadores Marcelo Meireles, Gilberto José Silva, José Edson Barbosa, Igor Lopes Falcão, Maria Vital e Murilo Valério; secretários, gerentes e assessores municipais; diretores das escolas municipais e estaduais; e profissionais da imprensa local.
Na cerimônia de abertura, fogos, gritos de guerra, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e muitos aplausos ritmaram a festa do esporte estudantil de Anastácio. Ainda, no momento cultural, se apresentaram o grupo de dança infantil do CEI Jardim Independência, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte, com a bateria e passistas, o grupo de dança da Escola Estadual Romalino Alves de Albres e o grupo de dança Anastadance.
Os jogos seguem de acordo com a tabela – disponível no site anastacio.ms.gov.br – até o próximo dia 29 de abril, data em que acontecerá a cerimônia de premiação dos campeões.
MASCOTE – A grande novidade para essa edição é o concurso de mascotes das escolas e também a escolha do nome do mascote do CAMPEAN, criado pela comissão técnica da SEMED. O nome do mascote oficial do CAMPEAN ainda está sendo votado pela comunidade e na cerimônia de encerramento será divulgado o nome eleito.
Já os mascotes das escolas foram com muita criatividade confeccionados pelas equipes das escolas e na abertura eles desfilaram para a comissão julgadora presidida pela primeira-dama e secretária de Assistência Social – Cynthia Anastácio Figueiredo. O mascote eleito em primeiro lugar pelos jurados foi a “Arara”, que garantiu 216 pontos para a Escola Indígena Guilhermina da Silva; em segundo ficou o mascote “Trovão”, com 205 pontos para a Escola Municipal Jardim Independência; e em terceiro lugar a mascote “Juma”, com 204 pontos para a Escola Estadual Maria Correa Dias.


Fonte: www.gazetadopantanal.com









quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia do Índio


Em alusão a comemoração do Dia do índio, a professora Rosália elaborou juntamente com as turmas do 3º e 5º ano do período matutino na disciplina de Arte, atividades alusivas a esta data, tais como pinturas tribais, músicas indígenas, dentre outras. 

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fonte: Suapesquisa





terça-feira, 9 de abril de 2013

Teste de Fluência - 1º Bimestre - Programa Além das Palavras



A professora Sirlene Moura Faria, coordenadora do Programa "Além das Palavras" (Língua Portuguesa) finalizou o Teste de Fluência de Leitura do 1º bimestre com os alunos do 3º ao 5º ano dos períodos matutino e vespertino.
Ler com fluência é uma condição necessária para compreender textos: quanto maior a fluência, maior a probabilidade de o aluno compreender o que lê.
Este teste tem por objetivo verificar o nível de leitura e compreensão/interpretação de textos. Uma vez que o Programa sugere metas a serem seguidas a cada ano letivo. Meta para:  3º ano (90 a 110 Palavras por Minuto), 4º ano (110 a 130 PPM) e 5º ano (130 a 140 PPM). O teste é realizado considerando os fatores: a) Nível de dificuldade; b) Velocidade; e Prosódia.







quinta-feira, 4 de abril de 2013

Formação Continuada no Roberto Scaff

Formação Continuada - Jornada Pedagógica "O uso dos Recursos Tecnologicos e Midiáticos no Cotidiano da Escola" ocorreu na Extensão Roberto Scaff.