quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto Brincar e Aprender

As professoras Maria do Carmo e Sirlene estão desenvolvendo o Projeto Brincar e Aprender com as turmas de 4º e 5º ano do período matutino, envolvendo as disciplinas de Arte e Produção Interativa.

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
MARIA DO CARMO FERNANDES DA SILVA.
SIRLENE MOURA DOS S. FARIA.

 
2-     JUSTIFICATIVA:
As brincadeiras com brinquedos populares, deixaram de ser atrativas, em consequência das novas tecnologias, as crianças perderam o interesse por esses tipos de brincadeiras.
A escola como mediadora de conhecimento pode resgatar essas brincadeiras e promover o contato dos alunos com esses tipos de brinquedos, que podem ajudar no processo de ensino e aprendizagem porque envolvem a memorização, a atenção e a coordenação motora, etc.
Assim surgiu a ideia de implantar o projeto com brinquedos feitos com materiais recicláveis para serem utilizados na hora do intervalo.
 
3-     OBJETIVOS
- Estimular a socialização;
- Desenvolver a memorização, atenção e coordenação motora;
- Elaborar relatórios das oficinas;
- Levar os alunos a  produzir brinquedos para brincar e aprender.
- Estimular os alunos a produzir textos instrucionais a partir da confecção dos brinquedos.
 
4-     TEMPO ESTIMADO
Esse projeto será desenvolvido no 4º e 5º ano das series  iniciais do ensino fundamental no período de dois meses, durante o 3º bimestre.
 
5-     RECURSOS
- garrafas pet;
- caixas de leite;
- sacolas plásticas;
- jornais;
- revistas;
- cola quente;
- tintas;
- caixas de papelão;
-câmera digital;
- textos de apoio.
 
 
6-     METOLOGIA
Desenvolvimento das etapas:
1ª etapa- Solicitar que os alunos recolham materiais recicláveis para a produção dos brinquedos.
2ª etapa- Em sala de aula, começar  as oficinas com todos os materiais para a produção dos brinquedos como: “vai e vem”, peteca, dominó, bilboquê, etc.
3ª etapa- Fazer a divulgação do projeto em todas as salas informando os tipos de brinquedos que foram construídos e orientando sobre o funcionamento, utilização e conservação dos brinquedos que ficarão a disposição dos alunos.
4ª etapa- Nas aulas de Produção Interativa, solicitar aos alunos, a produção de um texto com o passo a passo da confecção dos brinquedos.
5ª etapa- Encapar caixas de papelão que serão utilizadas para guardar os brinquedos separadamente e essas caixas serão guardadas em uma casa grande construída com caixas de leite que ficará no pátio da escola.
6ª etapa- Fazer uma culminância para a entrega dos brinquedos com a  apresentação de  todas as etapas do projeto e seus registros.
 
 
Professora Sirlene confeccionando a casa com caixas de leite para o Projeto.
 
 
Professora Maria do Carmo orientandoe distribuindo material para a confecção do bilboquê.


Os alunos do 4º ano confeccionando seus brinquedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário