As professoras Maria do Carmo e Sirlene estão desenvolvendo o Projeto Brincar e Aprender com as turmas de 4º e 5º ano do período matutino, envolvendo as disciplinas de Arte e Produção Interativa.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
MARIA DO CARMO FERNANDES
DA SILVA.
SIRLENE MOURA DOS S.
FARIA.
2-
JUSTIFICATIVA:
As brincadeiras com
brinquedos populares, deixaram de ser atrativas, em consequência das novas
tecnologias, as crianças perderam o interesse por esses tipos de brincadeiras.
A escola como mediadora de
conhecimento pode resgatar essas brincadeiras e promover o contato dos alunos
com esses tipos de brinquedos, que podem ajudar no processo de ensino e
aprendizagem porque envolvem a memorização, a atenção e a coordenação motora,
etc.
Assim surgiu a ideia de
implantar o projeto com brinquedos feitos com materiais recicláveis para serem
utilizados na hora do intervalo.
3-
OBJETIVOS
- Estimular a
socialização;
- Desenvolver a
memorização, atenção e coordenação motora;
- Elaborar relatórios das
oficinas;
- Levar os alunos a produzir brinquedos para brincar e aprender.
- Estimular os alunos a
produzir textos instrucionais a partir da confecção dos brinquedos.
4-
TEMPO ESTIMADO
Esse projeto será
desenvolvido no 4º e 5º ano das series
iniciais do ensino fundamental no período de dois meses, durante o 3º
bimestre.
5-
RECURSOS
- garrafas pet;
- caixas de leite;
- sacolas plásticas;
- jornais;
- revistas;
- cola quente;
- tintas;
- caixas de papelão;
-câmera digital;
- textos de apoio.
6-
METOLOGIA
Desenvolvimento das
etapas:
1ª etapa- Solicitar que os
alunos recolham materiais recicláveis para a produção dos brinquedos.
2ª etapa- Em sala de aula,
começar as oficinas com todos os
materiais para a produção dos brinquedos como: “vai e vem”, peteca, dominó,
bilboquê, etc.
3ª etapa- Fazer a
divulgação do projeto em todas as salas informando os tipos de brinquedos que
foram construídos e orientando sobre o funcionamento, utilização e conservação
dos brinquedos que ficarão a disposição dos alunos.
4ª etapa- Nas aulas de
Produção Interativa, solicitar aos alunos, a produção de um texto com o passo a
passo da confecção dos brinquedos.
5ª etapa- Encapar caixas
de papelão que serão utilizadas para guardar os brinquedos separadamente e
essas caixas serão guardadas em uma casa grande construída com caixas de leite
que ficará no pátio da escola.
6ª etapa- Fazer uma
culminância para a entrega dos brinquedos com a
apresentação de todas as etapas
do projeto e seus registros.
Professora Sirlene confeccionando a casa com caixas de leite para o Projeto.
Professora Maria do Carmo orientandoe distribuindo material para a confecção do bilboquê.
Os alunos do 4º ano confeccionando seus brinquedos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário