terça-feira, 14 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO



“A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO”

A tecnologia eletrônica, televisão – vídeo, máquina de calcular e computador – Data Show, pode ser utilizada para gerar situações de aprendizagem como maior qualidade, ou seja, para criar ambientes de aprendizagem em que a problematização, a atividade reflexiva, atitude critica, capacidade decisória e autonomia sejam privilegiadas (PCN’s, Introdução, 1997.p.55)

“O computador é um instrumento de mediação que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental (PCN’s, Introdução, 1997.p.147).
Atualmente a informática se tornou um objeto essencial para quem busca espaço na sociedade moderna em que vivemos. É evidente a introdução de computadores nas instituições de ensino, os alunos, desde os estudos iniciais, devem manter contato com as máquinas computadorizadas, tanto no âmbito do entretenimento quanto no desenvolvimento de atividades; desde que as ações pedagógicas estejam relacionadas a situações de experimento, interpretação, indução, visualização, demonstração e generalização.

Os jogos computadorizados são elaborados para o entretenimento dos alunos e com isso prender sua atenção, o que contribui no aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades, pois estimulam a auto aprendizagem, a descoberta, provoca a curiosidade, agrupando a fantasia e o desafio. Hoje em dia, muitas apresentações podem ser planejadas com recursos considerados tradicionais ou com recursos computacionais.


Fonte: http://www.webartigos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário