sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PROJETO JUNTANDO OS CACO


O projeto Juntando os Cacos foi elabora na Escola Estadual Maria Corrêa Dias Extensão Monjolinho, pela Professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica das Extensões (Monjolinho e São Manoel) com a turma do Ensino Médio. Seu objetivo é trabalhar os temas voltados à prevenção de diversas práticas de preconceito e discriminação, às novas configurações familiares e ao uso de substâncias psicoativas. Abordam também alguns temas transversais dos Parâmetros Curriculares, salientando a reflexão sobre a Ética, a Saúde-especificamente a Psicológica, a Pluralidade Cultural e a Orientação sexual e ainda destaca outros problemas frequentemente enfrentados pelos adolescentes.
Primeiramente os alunos fizeram a leitura do livro para melhor identificação dos temas, selecionando-os para serem desenvolvidos nas demais aulas. Foram envolvidos em uma série de atividades: resumos; debate; resenha; gráficos; tradução textual (Português-Espanhol); e desenhos. Os textos e os desenhos foram elaborados de acordo com os temas escolhidos por eles mesmos.
Realizaram as atividades de forma significativa, pois conseguiram atribuir sentido ao que estavam realizando e o mais importante, identificaram a relevância intelectual e social do trabalho proposto. Desta forma para finaliza-lo, compartilharam as atividades com os demais colegas da escola a partir da exposição dos desenhos com os respectivos textos em anexo tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental que além de prestigiar a exposição participaram de dinâmicas aplicadas pelos mesmos.




Para visualizar mais fotos das atividades é só entrar no facebook da escola: