quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Curso de Introdução a Informática Básica

Os professores, coordenadores e diretores da Escola Estadual Maria Corrêa Dias estão sendo capacitados com um curso de introdução a informática básica promovido e ministrado pelo Professor Rodney Júnior - Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos. 
Segundo o Professor Rodney Júnior "A iniciativa surgiu da necessidade de capacitar os professores para o uso das tecnologias no contexto escolar e também para familiar-se com o uso do computador, já que atualmente tudo que tenhamos que fazer está relacionado com o uso das tecnologias e do computador e a educação está cada vez mais inserida neste contexto, pois até o planejamento passou a ser on-line. "
O curso será composto por cinco módulos, cada qual com sua especificidade e sua teoria. Os participantes estão ensinando e aprendendo ao mesmo tempo com o uso das tecnologias e trocando idéias a cerca do tema. 




Projeto Escolas Sustentáveis

Coleta seletiva e conservação do ambiente escolar 



Apresentação 

Inicialmente, desenvolver uma disputa entre as salas para conscientização sobre a conservação de limpeza do ambiente escolar, tendo como prazo o bimestre, ou seja, a cada bimestre uma sala será premiada como sendo a mesma limpa da escola.
Aproveitando o tema, daremos início a apresentação da coleta seletiva, com o intuito de promover a conscientização da comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente. Desta forma, orientaremos os alunos para a forma correta de descarte do lixo, separando-os por grupo, de acordo com a classificação das cores relacionadas a cada tipo de forma de resíduo encontrado no meio ambiente.

Arborização na escola e horta



 Apresentação 

A arborização é um componente fundamental da paisagem urbana e faz parte da identidade local, relacionando-se com aspectos sociais, culturais e históricos.
A vegetação é de suma importância, pois:
· Ameniza o efeito estufa;
· Absorve poeira e poluentes diminuindo a poluição atmosférica, sonora e visual;
· Reduz a sensação térmica;
· Ameniza a radiação, suavizando a claridade intensa da insolação;
· Aumenta a sensação de bem-estar e melhora nossa saúde física e mental;
· Favorece a infiltração das águas pluviais, diminuindo erosões e enchentes;
· Embeleza e perfuma o ambiente melhorando a paisagem.
Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo irá desenvolver uma etapa do processo de arborização na escola, como por exemplo, seleção de mudas típicas da região; escolha do local e plantio das mudas (horta) e apresentação da horta a comunidade escolar.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto Preservando o Pantanal

Terminou o Projeto Preservando o Pantanal no 4º ano A da Professora Regente Geisa Fanaia juntamente com a Professora Itinerante Sadja Samara, onde os alunos após explorarem várias pesquisas sobre o habitat do pantanal na sala de tecnologia.
Os alunos construíram histórias em quadrinhos online no site máquina de quadrinhos e em seguida fizeram em sala de aula os desenhos dos animais em extinção com auxílio do professor Roberto Motta.
Finalizando os mesmos confeccionaram revistas em quadrinhos e deixaram suas histórias disponíveis para colegas pudessem ler seus relatos.






quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Presença da SED - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul no EEMCD

Nesta semana, a E.E.M.C.D. recebeu a visita de monitoramento da SED (Secretaria de Educação de Estado), para inspecionar o andamento das atividades escolares desenvolvidas durante o ano letivo de 2012.
Nesta visita, os técnicos puderam identificar que a escola está desenvolvendo um excelente trabalho para busca do melhoramento da qualidade do ensino público estadual. Segundo os técnicos da SED, a escola está de parabéns por se preocupar com a educação da população anastaciana e dentre as escolas visitadas por eles em todo Estado é uma das únicas que apresenta o trabalho bem organizado e em conjunto e articulado.
Segundo a diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro (Preu), a escola sempre está em busca de melhoras para atender bem a comunidade escolar.






sábado, 20 de outubro de 2012

Dia das crianças na EEMCD

Aconteceu nas dependências da Escola Estadual Maria Corrêa Dias a festividade em homenagem ao dia das crianças. Neste dia, as crianças em um clima bem descontraído e alegre puderam brincar e divertir-se com pula-pula, discoteca, algodão doce, picolé, refrigerante, pipoca e cachorro quente.
A diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro (Preu) considerou a festa um grande sucesso e agradeceu a presença de todos os profissionais envolvidos no evento e a comunidade escolar que compareceu em grande quantidade.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Reunião de pais e mestres - 3º bimestre


Aconteceu nas dependências da E.E. Maria Corrêa Dias a reunião de pais e mestres relativas a entrega de boletins e notas do 3º bimestre do ano letivo 2012. Na oportunidade a diretora Maria Aparecida da Silva Ribeiro (Preu) usando da palavra pode prestar contas à comunidade escolar sobre os repasses que foram feitos pelo governo para merenda escolar e gastos com despesas em geral.
Também ressaltou aos pais e responsáveis sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) obtida pela escola no ano de 2011, ressaltando que houve um pequeno aumento no referido índice devido a boa equipe de trabalho que existe dentro da escola, porém ainda há muito a ser feito para alcançar o nível de excelência que todos queremos.
A Diretora também apresentou a nova presidente da APM e pediu para que os pais continuem dando a devida atenção a educação dos seus filhos, acompanhando-os no seu progresso na vida escolar.
Por fim, os professores regentes entregaram os boletins aos pais e responsáveis e puderam esclarecer dúvidas relativas a notas, faltas e ao andamento escolar do aluno no geral. 




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Encontro de Professores Gerenciadores de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos

No dia 16 de outubro de 2012 no salão social SIMTED Anastácio, aconteceu o encontro de professores, professores gerenciadores de tecnologias educacionais e recursos midiáticos, diretores e coordenadores da rede pública de ensino. 
No período matutino contamos com a presença da Palestrante Doutora Maria Cristina Lima Paniago que atua como professora, orientadora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - UCDB/Campo Grande, refletindo e discutindo sobre a Inserção das Tecnologias no Contexto Educacional. Em sua palestra foram pontuadas algumas questões essenciais no contexto da educação com as tecnologias educacionais. Finalizando o período matutino houveram apresentações de cinco projetos selecionados pela equipe de avaliação do NTE/Aquidauana em vídeo. 
No período vespertino contamos com a presença do técnico da COTEC, Alcilei Lopes da Silva, o qual explanou sobre questões relacionadas ao planejamento online, sanando dúvidas referentes às dificuldades encontradas pelos professores e coordenadores sobre o referido sistema de gestão pedagógica. Após a apresentação do técnico da SED, houve a continuidade das apresentações de projetos.  
A equipe da EEMCD esteve presente no evento com o professor Gerenciador de Mídias Rodney Júnior, os Coordenadores de Área Allan Kovac e Sirlene Moura Faria e as Diretoras Maria Aparecida da Silva Ribeiro e Irene Batista de Andrade.
Segundo o Diretor do NTE/Aquidauana Josué Cabral comentou que “o evento vem para somar com a comunidade escolar, fazendo com que professores, professores das STEs, diretores e coordenadores adquiram novas experiências para um novo olhar sobre a questão das tecnologias educacionais”.
Todo o evento foi transmitido em tempo real através de web conferência para todas as escolas jurisdicionadas ao NTE de Aquidauana.






terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Importância da Argumentação

A professora Caroline Ledur trabalhando com os alunos 7ºB o texto dissertativo - argumentativo com um texto de Arnaldo Jabur "Estamos com fome de amor" na STE usando o aplicativo Writer (Editor de texto).
Segundo Caroline “Nos comunicamos sempre por meio de textos. Os alunos precisam entender que isso faz parte do nosso cotidiano”.